A audiência de conciliação terminou bem para as duas prefeituras da região que tinham tido os shows de fim de ano suspensos por uma liminar da Justiça.
O Ministério Público do Paraná havia entrado com uma ação civil pública contra Lunardelli e São João do Ivaí por causa dos custos elevados das festas. A contratação de artistas e infraestrutura, foi no valor total de R$ 755,3 mil, segundo o MP.
Na análise do MP, os municípios têm carências em programas assistenciais de competência municipal, como casas-abrigo e lar de idosos, que precisam de recursos. O argumento da promotoria era que os shows, parte contratados sem licitação, tinham custos muito elevados, maiores que o orçamento anual de algumas pastas.
Diante disso, a Justiça havia aceitado o pedido do MP e suspendido os eventos. Mas, nessa segunda-feira (12), as prefeituras e o Ministério Público participaram de uma audiência de conciliação. Houve acordo. A Justiça suspendeu as liminares e os eventos serão realizados nesse fim de semana. Os municípios assumiram o compromisso de incrementar as políticas públicas de atendimento de idosos e pessoas com deficiência e também o acolhimento institucional de crianças e adolescentes.
O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, publicou um vídeo nas redes sociais explicando o acordo feito com o MP e disse que um convênio será firmado com uma entidade assistencial. [ouça o áudio acima]
A Prefeitura de São João do Ivaí também repostou nas redes sociais o acordo feito e a realização dos shows.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550