Lei restringindo consumo de bebida alcoólica em Maringá passa a valer
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Restrição

Lei restringindo consumo de bebida alcoólica em Maringá passa a valer

Cidade por Victor Simião em 23/07/2020 - 18:29

A medida foi publicada no Diário Oficial do Município. Bares e lanchonetes podem continuar vendendo o produto, mas não pode mais haver consumo em locais como praças a partir das 22h. 

Passou a valer em Maringá uma lei que restringe o consumo de bebida alcoólica em locais públicos. Criada pelos vereadores Mário Hossokawa, Sidnei Telles e William Gentil, a iniciativa foi promulgada pelo presidente da Câmara no dia 21 de julho, já que não havia sido sancionada pelo prefeito. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira (23).

Conforme a lei, está proibido o consumo de bebidas do tipo entre às 22h e às 8h da manhã do dia seguinte em locais públicos como avenidas, ruas, rodovias, praças, calçadas, pontes, viadutos, entre outros.

Nesess locais, haverá exceções caso haja evento organizado pelo poder público ou por particulares, mas com autorização da Prefeitura de Maringá.

Bares, restaurantes, quiosques e lanchonetes não são atingidos pela medida.

De acordo com a lei, a multa para quem descumprir pode variar de R$ 500 a R$ 2 mil. A fiscalização fica sob a responsabilidade da Prefeitura.

A ideia dos vereadores surgiu no começo de março, pouco antes do isolamento social, depois que um jovem foi esfaqueado na Avenida Petrônio Portela, região de bares, onde pessoas costumavam ficar aglomeradas nas ruas consumindo bebida alcoólica.

Em junho, quando o projeto foi votado na Câmara de Maringá, o vereador Mário Hossokawa explicou à CBN que a lei seria uma forma de ajudar o trabalho da polícia e da fiscalização municipal. [ouça no áudio acima]

Em Londrina há lei semelhante.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade