A segunda dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada em pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde que já estão no prazo para o reforço do imunizante. Veja os horários e locais de aplicação das doses:

Imunização
Maringá chega à marca de 100 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19
Saúde por Monique Manganaro/GMC Online em 21/05/2021 - 10:23Depois de quatro meses desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, Maringá alcançou a marca de 100 mil pessoas vacinadas. O número foi atingido nessa quinta-feira (20), quando Adriana Ferreira Barbosa, maringaense de 38 anos, recebeu a primeira dose do imunizante – já que é hipertensa – na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tuiuti.
“Estou muito feliz porque fui imunizada. É uma conquista muito grande, um sentimento de segurança, mas, ao mesmo tempo, de proteção com as outras pessoas que não tomaram a vacina ainda”, afirmou.
A vacinação contra o coronavírus em Maringá começou em 19 de janeiro, com a aplicação do imunizante na servidora do Hospital Municipal de Maringá Ana Paula de Oliveira Machado, de 37 anos. Após quatro meses de trabalho intenso das equipes da Secretaria de Saúde, a cidade enfim atingiu 23% da população vacinada com a primeira dose.
O percentual, inclusive, mostra que Maringá está à frente da média de vacinação do Paraná, que vacinou aproximadamente 19% da população, e do Brasil, que tem cerca de 18% de imunizados com a primeira dose.
O prefeito Ulisses Maia e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, acompanharam a vacinação na UBS Tuiuti nesta quinta-feira e reconheceram o trabalho de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na imunização dos maringaenses. “Parabenizo toda equipe da saúde. Vocês são símbolo de competência, esforço e amor ao próximo. Estamos trabalhando arduamente para voltar a normalidade”, disse Maia.
“Temos servidores que trabalham na linha de frente, administrativos, motoristas, os que estão atuando na vacinação. Cada um com sua importância para o enfrentamento da pandemia”, afirmou Puzzi.
Até o momento, ao menos sete grupos prioritários já começaram o processo de vacinação: idosos e trabalhadores de instituição de longa permanência; trabalhadores da saúde; maiores de 60 anos; pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas com comorbidade; trabalhadores de força de segurança e salvamento; trabalhadores da educação.
Continuidade na imunização
Maringá segue os planos estadual e nacional de vacinação contra a Covid-19. Por isso, pelas diretrizes impostas, o município atualmente vacina, principalmente, pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, agentes de segurança e trabalhadores da educação.
Nesta sexta-feira (21) podem se vacinar com a primeira dose:
- Pessoas com 60 anos ou mais.
- Pessoas com comorbidades: 18 a 59 anos – hipertensão arterial resistente, doença cardiovascular, diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC acima ou igual a 40), pneumopatias crônicas graves, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, cirrose hepática e doença cerebrovascular);
- Pessoas com Síndrome de Down: 18 a 59 anos.
- Pessoas com doença renal crônica em diálise: 18 a 59 anos.
- Pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC): 18 a 59 anos.
- Profissionais de saúde que estiverem com o nome em listas fornecidas pelos conselhos: 35 anos ou mais – Conselhos: Medicina, Odontologia (somente para odontólogos), Farmácia, Psicologia, Nutrição, Biomedicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia e terapeuta ocupacional.
Todos devem apresentar documento pessoal com foto e carteira de vacinação. Pessoas com comorbidades precisam preencher um formulário disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (acesse aqui).


Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550


Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade