Na prática, datas ainda não haviam sido definidas, mas a Prefeitura de Maringá trabalhava com a possibilidade de realizar ao menos dois concursos públicos neste ano. Um deles, para o cargo de guarda municipal, como a CBN noticiou com exclusividade em fevereiro.
Em março, o portal GMC Online divulgou, também em primeira mão, que o município poderia até fazer mais concursos: quatro seleções públicas neste ano - inclusive para a saúde sob a CLT O primeiro edital seria liberado em abril, para os cargos de contador e procurador.
Mas, devido ao coronavírus, toda essa programação deve ser alterada, e os concursos provavelmente serão suspensos, diz o secretário de Fazenda de Maringá, Orlando Chiqueto.
Por mês, entre 70 e 100 pessoas deixam a Prefeitura. Os motivos são: morte, exoneração ou aposentadoria. Por conta disso, existe uma alta rotatividade no serviço público municipal.
A crise do coronavírus alterou todo o funcionamento da cidade. Embora ainda não tenha um estudo definido, a Prefeitura de Maringá sabe que haverá queda na arrecadação de impostos. Aí, existe o risco de a conta não fechar. Com menos dinheiro e com o atual custo da máquina, que somente com servidores ocupa 50% da receita corrente líquida, o número de contratações pode diminuir. Mas por enquanto, tudo fica no campo da suposição