De acordo com dados da Secretaria de Saúde, Maringá registrou na última semana mais uma morte por conta da dengue. Com isso, o número de óbitos chegou a 12 na cidade. O dado consta em um boletim obtido pela CBN nesta segunda-feira (13). Os dados são relativos até o dia 08 de julho. A informação anterior apontava 11 mortes.
Até o fechamento da reportagem, a CBN não havia conseguido mais informações sobre a vítima. O que tem sido comum na cidade é o seguinte: a pessoa morre em meses passados mas a confirmação só chega a agora.
O boletim mais recente informa que Maringá está com 11.278 casos confirmados de dengue, 742 a mais que o dado anterior. Do total, 185 são situações mais graves. Ao todo, a secretaria municipal de Saúde já registrou 14 mil notificações.
O período levado em conta pelo município é de julho de 2019 até o dia 08 de julho de 2020.
Conforme o boletim municipal, a chikungunya segue com um caso positivo, importado, e 13 notificações, uma a mais que nos dados anteriores e que está sob análise; o zika vírus tem cinco notificações, sem nenhuma confirmação; febre amarela tem uma notificação e 0 casos confirmados. O sarampo tem três notificações e nenhum deles é positivo.
Dados da secretaria estadual de Saúde, que leva em conta o período epidemiológico de julho de 2019 até o dia 26 de junho, aponta 8.742 casos de dengue em Maringá e 12 mortes.
Nos municípios que fazem parte da 15ª Regional de Saúde, com 828 mil habitantes, o estado confirma 29 mil casos e 31 mortes devido à transmissão da doença.
Em todo o Paraná, as confirmações estão em 211 mil. O número de óbitos está em 157.
Desde fevereiro, Maringá está em epidemia de dengue.