O escritório Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados, responsável pela criação do Plano de Mobilidade Urbana de Maringá, desenvolveu um site de consulta pública. É o mobilidademaringa.com.br. Ali, estão informações relativas ao estudo que está sendo desenvolvido. Além disso, há um espaço em que o maringaense pode fazer sugestões e críticas.
O plano é uma exigência do Governo Federal desde 2012. É uma ferramenta para repensar a cidade. Após a entrega do estudo, o município deve cumprir o que for indicado pelo Plano de Mobilidade Urbana. O desenvolvimento do site faz parte da etapa um.
Uma audiência para discutir o assunto foi realizada no começo deste mês. 70 pessoas participaram. Nela, a ideia do escritório foi apresentada. Além disso, participantes mostram as demandas. Entre outras, a necessidade de se preocupar com a mobilidade de pessoas com algum tipo de deficiência, de se trabalhar juntamente com o desenvolvimento do Plano Diretor, e de melhorar a iluminação de vias públicas.
O município irá pagar R$ 1 milhão 378 mil pelo plano. O estudo deve ficar pronto em até um ano. Um dos objetivos é analisar de que maneira os vários tipos de modais podem se expandir. É uma forma de planejar o futuro, explicou a gerente de mobilidade urbana do município, Elise Savi.