A terceira audiência pública para apresentação e discussão do Plano Diretor de Maringá ocorre a partir das 19h desta segunda-feira (19) na Câmara Municipal. O documento, obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, vai definir o planejamento urbano do município por dez anos, de 2020 até 2030. As audiências são organizadas pelo Ipplam (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá) e podem ser acompanhadas por toda a população. Na prática, os debates são sobre como a cidade deve crescer e quais serão as prioridades durante este crescimento.
De acordo com o Ipplam, o Plano Diretor deve promover o uso e ocupação do solo urbano e rural para atender as necessidades dos moradores quanto a qualidade de vida, justiça social e desenvolvimento de atividades econômicas. Vale destacar que o Plano Diretor de Maringá também considera os municípios vizinhos, como Sarandi e Paiçandu. Na audiência desta segunda-feira, será a última discussão da proposta metodológica e de definição dos objetivos da revisão do Plano.Depois, o documento será novamente aberto à população em cinco fóruns regionais, com média total de 80 mil moradores cada região.
Passados os fóruns, em uma pré-conferência municipal haverá eleição de representantes, e em duas conferências municipais, a aprovação de macrozoneamento e minuta da Lei Geral a ser entregue à Câmara de Municipal. A previsão do Ipplam é que todo o processo de revisão do Plano Diretor de Maringá esteja concluído até 2020.