Prefeitura publica decreto proibindo exigência do ‘passaporte da vacina’ em Maringá
Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Covid-19

Prefeitura publica decreto proibindo exigência do ‘passaporte da vacina’ em Maringá

Cidade por Letícia Tristão em 02/05/2022 - 11:41

Na Câmara Municipal, tramitou um projeto que previa essa medida, mas o projeto foi barrado pela CCJ e não chegou a plenário para discussão. O decreto municipal já está em vigor. 

Maringá publicou um novo decreto que revoga decretos anteriores e todas as normas aplicadas à exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 em Maringá.

O documento 704/2022, publicado no dia 28 de abril, segue a lei estadual que veda qualquer exigência de documento, certidão, atestado, declaração ou passaporte sanitário para acesso a qualquer espaço, público ou privado, independentemente da capacidade de público.

A justificativa que consta no documento do município é a melhora no quadro de transmissão do coronavírus em Maringá.

Na Câmara Municipal de Maringá tramitou um projeto que previa exatamente essa prerrogativa: proibir a exigência do passaporte da vacina.

No entanto, em março, o projeto foi arquivado após ser rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça por duas vezes. A CCJ considerou o projeto inconstitucional.

O presidente da CCJ, vereador Flávio Mantovani, do Solidariedade, argumenta que o Executivo tem o poder de fazer proibições ou não, mas o Legislativo querer impor uma medida como essa foi considerado inconstitucional pelo jurídico da Câmara. [ouça o áudio acima]

O decreto municipal já está em vigor.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade