Ao longo de 2019, 396 servidores municipais pediram e conseguiram se aposentar. No comparativo com 2018, houve um aumento de 37% no resultado. Os dados constam em um relatório da Maringá Previdência, autarquia responsável por aposentadorias e pensões dos trabalhadores municipais.
Das 396 aposentadorias, 323 são de pessoas do fundo financeiro da Maringá Previdência; 73, do previdenciário. Do número total, 61 são pensões concedidas pelo município no ano passado.
O fundo financeiro é o deficitário, que recebe aportes do município. O fundo previdenciário é o mais recente, superavitário.
A diferença no pedido de aposentadorias de um ano para o outro chama a atenção. É que é um número alto. De 2017 para 2018, por exemplo, houve diferença negativa de solicitações - uma diferença de 2,3% para menos.
Na avaliação da diretora-superintendente da Maringá Previdência, Cinthia Amboni, a razão do aumento foi a aprovação da reforma da previdência federal. Embora tenha focado nos servidores da União, houve indicativos de que a medida seria replicada nos outros entes da federação. Há questionamentos jurídicos quanto a isso, mas o assunto não está pacificado. [ouça no áudio acima]
Maringá tem atualmente 14 mil pessoas sendo asseguradas pela Maringá Previdência. 3,4 mil são inativas.