Muita gente mora em Sarandi, mas trabalha em outras cidades, como Maringá. Por isso, estima-se que muitos veículos, de moradores de Sarandi, sejam emplacados em outras cidades.
Esse número é importante porque é com base nele que a Secretaria de Fazenda do Paraná vai destinar metade da arrecadação com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Foi pensando nisso que o vereador Eunildo Zanquim, o Nildão, presidente da Câmara Municipal de Sarandi, apresentou um projeto de lei dando desconto no IPTU para proprietários de veículos emplacados no município. O valor do desconto é de 50% do IPVA pago pelo contribuinte.
O projeto foi aprovado em primeira discussão e será votado nesta segunda-feira (20) em segunda discussão. O vereador diz que o objetivo é incentivar o morador a emplacar ou transferir o veículo para a cidade, evitando a fuga tributária. [ouça o áudio acima]
De acordo com dados de julho do Detran Paraná, Sarandi tem um frota total de 64.304 veículos. O Código Brasileiro de Trânsito, no artigo 123, diz que é obrigatória a expedição de um novo Certificado de Registro de Veículo quando o proprietário mudar de município. Em tese, todos os moradores de Sarandi, que possuem veículo, são obrigados a registrar o automóvel na cidade. Caso contrário, a punição é uma multa de R$ 88,38 e quatro pontos na carteira de habilitação.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550