O problema de fiação elétrica aérea e cabos soltos é recorrente em Maringá. Quando visualizar uma situação dessa, o morador pode acionar a Copel pelo 0800 5100 116 ou o 156 da Ouvidoria Municipal.
O assunto foi tema de uma reunião entre a Copel, Prefeitura e Câmara, nesta sexta-feira (2). O impasse debatido na reunião é que os fios não são da Copel, mas das companhias telefônicas que “alugam” os postes. Por isso, a concessionária não pode simplesmente retirar os fios, existe um prazo para notificação à operadora.
A Copel preferiu não gravar entrevista sobre o assunto por enquanto.
Mas Maringá tem uma legislação que obriga a remoção dos cabos e fiação aérea excedentes, sem uso, instalados por concessionárias que operam ou utilizam a rede aérea Maringá. Mas muitas imagens de moradores mostram que, apesar disso, há muitos cabos soltos pela cidade.
A vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT), que convocou a reunião, disse que os problemas serão gradualmente solucionados e que uma nova reunião será realizada no final de janeiro. [ouça o áudio acima]
A secretária de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes, disse que o que cabe ao Poder Executivo receber as reclamações e repassar à Copel. [ouça o áudio acima]