Covid-19
Sobe para 12 número de casos de coronavírus no Paraná
Saúde por Redação CBN Maringá em 17/03/2020 - 21:41As seis novas confirmações são em Cianorte, Londrina, Campo Largo, Curitiba e Pinhais.
As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde no começo da noite desta terça-feira (17)
Todos os 12 casos confirmados da Covid-19 no Paraná são casos importados. Segundo o Sesa, não há registros de transmissão comunitária no Paraná.
O caso de Cianorte é de uma mulher, de 62 anos, que esteve nos Emirados Árabes em fevereiro. O caso é considerado moderado. É o segundo caso no município. O primeiro foi confirmado no dia 12 deste mês e se trata de uma mulher de 47 anos, que também esteve no Oriente Médio.
A paciente de Londrina, tem 52 anos e retornou de uma viagem à Itália.
Em Curitiba, são mais dois casos confirmados, agora somando sete. Os pacientes são um homem de 28 anos e uma mulher de 26, que viajaram a São Paulo.
O caso de Campo Largo é de uma mulher de 62 anos que esteve na Itália e de Pinhais, um homem de 27 anos que fez uma viagem a Espanha. Ele participou de um evento de uma multinacional e viajou com várias pessoas de diversos estados do país.
Por causa do aumento do número de casos suspeitos no estado e a necessidade de resultados mais rápidos, a Secretaria de Saúde vai adotar uma nova metodologia de resultados. Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, não será mais exigida a contraprova pelo Lacen – Laboratório Central do Estado se o laboratório privado que realizou o teste seja credenciado.
Antes, mesmo que o resultado de um laboratório particular desse positivo para Covid-19, o protocolo era que os exames obrigatoriamente passassem pelos laboratórios de cada estado.
Segundo o Sesa, a mudança irá ocorrer de imediato e já há casos confirmados por laboratórios credenciados que serão divulgados assim que forem alinhados os procedimentos e protocolos.
A Secretaria de Saúde informou o Ministério da Saúde divulgou que são 240 suspeitos no Paraná e 82 descartados. Mas como não havia acesso ao sistema na tarde desta terça-feira, a Sesa não teve como descartar, analisar e indicar quais municípios estão localizadas as novas suspeitas. Assim que o sistema fora normalizado, a atualização de dados será feita e um novo boletim será divulgado.
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade