O vestibular da UEM - Universidade Estadual de Maringá terá mudanças, conforme sugestões da Comissão Central do Vestibular Unificado aprovadas nesta semana pelo CEP - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A solicitação é para que as alterações no regulamento dos concursos de inverno e verão entrem em vigência em 2019.
A principal alteração é a redução de dias de provas, que eram três e agora serão dois. E há possibilidade que o processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da instituição ocorra no período da tarde ao invés de manhã. Outra alteração é no tempo de prova que era de quatro outras e passará a ser de cinco.
As alterações visam aumentar o número de participantes nos concursos, bem como reduzir os custos de logística gerados por conta da redução de um dia de aplicação de provas. A UEM também reforça que a mudança vai permitir maior alinhamento com outros vestibulares realizados no país.
Com as mudanças, o primeiro dia do vestibular será de provas de conhecimentos gerais, com 40 questões, e redação. Já o segundo dia, serão aplicadas as provas objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Conhecimentos Específicos.
A CVU ainda propôs que o vestibular de inverno ocorra nos dias 14 e 15 de julho e que as inscrições sejam realizadas entre os dias 8 de abril e 8 de maio. As medidas só entrarão em vigor após publicação da resolução do Conselho, prevista para ocorrer em cinco dias.