Com mais universidades públicas e privadas e com os cursos de ensino a distância que surgem em todo o país, o número de candidatos inscritos no vestibular da Universidade Estadual de Maringá caiu. E a tendência é de queda porque há ainda outros fatores. A preocupação com segurança e custos de manter o filho longe de casa, por exemplo. Para reverter esta tendência, a UEM reformulou o vestibular. E as mudanças já estão valendo para a próxima edição do concurso. Agora, em vez de três dias, serão apenas dois. E as provas serão realizadas à tarde. Como explica a presidente da Comissão do Vestibular Unificado, Maria Raquel Natali Marçal.
A professora prefere não citar valores. Quanto a universidade gasta para realizar um vestibular e quanto arrecada, mas diz que o concurso por enquanto se paga. O objetivo principal é a busca por candidatos para valorizar a oferta de um ensino de qualidade.
As inscrições para o próximo vestibular vão de 8 de abril a 8 de maio e as provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de julho.