A Câmara de Vereadores de Maringá autorizou a prefeitura a fazer um empréstimo de R$ 80 milhões de reais junto à Caixa Econômica Federal para a construção de duas usinas fotovoltaicas através do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA).
De acordo com o Secretário de Governo, Hércules Maia Kotsifas, atualmente, a prefeitura de Maringá paga cerca de R$ 1,5 milhão apenas com energia elétrica. A economia deve chegar a 90% deste valor. Com a construção das duas usinas, uma no Parque Industrial Felizardo Meneguetti e outra no Distrito de Iguatemi, cada uma deverá ter 48 hectares.. [ouça o áudio acima]
A prefeitura de Maringá, ao contrair o empréstimo, terá 10 anos para quitar a dívida com 12 meses de carência. Os juros são de 1% ao mês. Porém, a ideia é quitar os valores em um tempo menor. Um pré-projeto foi desenvolvido. A obra deve ser entregue em dezembro do ano que vem. Serão 5 megawatts de energia produzida com 11.300 placas em cada espaço. [ouça o áudio acima]
A instalação das usinas fotovoltaicas faz parte das iniciativas que reforçam o título de Maringá de ser uma ′Smart City′. Com o valor que deve ser economizado, a prefeitura pretende construir Unidades Básicas de Saúde e escolas.
O Observatório Social de Maringá (OSM) questionou a Câmara de Vereadores quais os critérios foram utilizados para a aprovação do empréstimo. O prazo para um retorno com os esclarecimentos é de 15 dias.