No dia em que volta a valer em Maringá o toque de recolher, um projeto na pauta da Câmara Municipal trata justamente sobre o fim da medida restritiva.
E é um projeto diferente, raramente visto nas sessões ordinárias: decreto legislativo.
O autor é o vereador Jean Marques. Ele defende que o toque de recolher é inconstitucional e já tentou derrubar o decreto na Justiça com um habeas corpus. A ação foi indeferida no Tribunal de Justiça do Paraná e o vereador disse que está recorrendo e se preciso irá apelar para tribunais superiores.
Agora tenta com um novo instrumento: o decreto legislativo. Quando o projeto chegou ao plenário a reação dos parlamentares foi pedir a retirada de pauta por duas sessões.
O projeto volta nesta-feira. Mas será que ele tem efeito sobre o novo decreto do toque de recolher?[ouça no áudio acima]
O vereador Sidnei Telles é também contra o toque de recolher, mas acredita que o decreto legislativo não é meio adequado para se questionar o decreto municipal.[ouça no áudio acima]
A CBN não conseguiu falar com o líder do prefeito na Câmara vereador Alex Chaves. A prefeitura não comenta matéria do Legislativo.
Atualizado às 14h15- O projeto de decreto legislativo foi rejeitado por 10 votos a 4
Ao sair de casa, USE máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.