Usuários da Sudamed vinham se queixando há tempos sobre serviços prestados
Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução/Sudamed/Facebook

Saúde

Usuários da Sudamed vinham se queixando há tempos sobre serviços prestados

Saúde por Luciana Peña em 29/04/2021 - 09:29

O tema também era recorrente em sessões na Câmara Municipal. Nessa quarta-feira (28), um hospital suspendeu atendimento por meio da empresa por falta de pagamento. A Sudamed, contratada pela Prefeitura de Maringá para a prestação de benefício de assistência, alega desequilíbrio financeiro em função da pandemia.

A licitação que contratou a Sudamed para a prestação de benefício de assistência aos servidores públicos de Maringá foi motivo de comemoração.

Afinal, a economia foi de aproximadamente 10 milhões de reais em relação ao valor máximo previsto em edital.

Mas o barato às vezes sai caro. Desde janeiro, usuários do Sama, que é o Sistema de Atenção à Saúde dos Servidores da Prefeitura de Maringá, atendido pela Sudamed, reclamam.

No começo do ano, a justificativa da empresa que oferece 3300 procedimentos na área da saúde, era de que por contrato tinha prazo de três meses para se adequar.

Mas o prazo venceu e agora em abril as reclamações continuaram. Nessa quarta-feira (28), um dos hospitais que atendem usuários do Sama interrompeu o atendimento por falta de pagamento.

Para o usuário Benilson Barbosa não foi surpresa. [ouça o áudio acima]

Em nota, a Sudamed alegou que os custos aumentaram por causa do pico da Covid-19 em março, com mais volume de atendimentos e longa permanência de pacientes nos hospitais. O contrato foi fechado no final do ano passado, em pandemia.

Na noite dessa quarta-feira (28), a presidente do Sismmar, o sindicato dos servidores municipais, Priscila Guedes, se reuniu com representantes da Sudamed e conversou com o prefeito Ulisses Maia. Ela diz que o sindicato quer uma solução o mais rápido possível. [ouça o áudio acima]

Como a presidente do Sismmar disse, a Prefeitura de Maringá divulgou uma nota informando que está avaliando a situação e pode romper o contrato com a Sudamed. Entre servidores na ativa e aposentados, pensionistas e familiares que se enquadram como dependentes, são 33 mil pessoas atendidas pela Sudamed. Quase a população de Mandaguari.

As reclamações de usuários em relação à Sudamed eram tema de discursos de vereadores nas sessões mais recentes da Câmara de Maringá. O vereador Manoel Sobrinho, que é servidor público, enviou um ofício ao prefeito nessa quarta-feira (28) assim que soube da interrupção de serviços. No ofício, o vereador cobra providências.

Atualizado às 9h42- E a prefeitura informou que só irá se pronunciar por meio de nota:

"Diante da notícia do interrompimento de atendimento médico de um hospital contratado pela Sudamed, empresa que opera o Sistema de Atenção à Saúde dos Servidores da Prefeitura de Maringá (SAMA), a Prefeitura de Maringá informa que imediatamente notificou a empresa para prestar esclarecimentos sobre a situação financeira e a regularização dos atendimentos. Caso a situação não se normalize, o contrato com a prestadora de serviços poderá ser rescindido até segunda-feira, 3. Neste caso, o município fará a contratação emergencial de nova empresa para atender o SAMA, enquanto abre nova licitação. A Prefeitura de Maringá ainda informa que não tem débitos com a Sudamed e todos os pagamentos a esta empresa estão regularizados e em dia". 

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