O primeiro semestre de 2021 foi dramático. Era grande o número de pessoas com Covid-19 internadas em hospitais e crescia o número de mortes.
Por trás de cada morte, uma família destroçada pela dor. Pais que perderam filhos. Filhos que perderam pais. Crianças que ficaram órfãs.
Estima-se que no Brasil 194 mil crianças ficaram órfãs na pandemia. O Instituto Geração Amanhã acompanha muitos casos, diz a presidente do Instituto, Sandra Sobral. [ouça o áudio acima]
No final do ano de 2021, uma exposição fotográfica no Hospital Municipal mostrou a rotina de profissionais da saúde na linha de frente do combate à pandemia e depoimentos de pacientes em vídeo emocionaram o público.
Foi lá que encontramos Jaqueline Oliveira, paciente do HM que sobreviveu ao coronavírus. A irmã e a mãe não tiveram a mesma sorte. [ouça o áudio acima]
No próximo episódio da série de reportagens sobre o 2º ano da pandemia vamos falar sobre como a variante Ômicron surpreendeu o mundo neste início de 2022, provocando a terceira onda de contaminações.
Mas apesar da explosão de casos, o sistema de saúde não correu o risco de colapso, graças à vacina.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550